Páginas

17.3.13

O cardápio do Velho Testamento


Logo mais, chegaremos outra vez à Semana Santa. Outra vez, uma série de costumes sazonais entrará em cena, como os que dizem respeito à alimentação.  E ainda é grande a quantidade de cristãos que desconhecem as regras ditadas pela cartilha da Quaresma sobre o que comer. Se você acha que vai descobrir neste artigo, melhor voltar ao seu buscador. Agora é hora de descobrirmos que animais são considerados próprios para o consumo humano, segundo o que está no Antigo (ou Primeiro) Testamento, uma curiosidade de muitos. É também a sua? Então, vá em frente e leia tudo!

Este não é um texto religioso. As informações de dois livros serão usadas aqui: Levítico e Deuteronômio.

Antes de tudo, existem grandes distinções entre algumas leis descritas no Velho e no Novo [ou Primeiro e Segundo] testamentos. Em linguagem simples, muita coisa mudou, a partir do sacrifício de Cristo para sanar o pecado do mundo. Pois, antes disso, as leis divinas dadas a Moisés deveriam ser guardadas pelos israelitas que desejassem viver na linha reta de Deus, até que chegasse o "Cordeiro que tira o pecado do mundo". Considera-se que Moisés tenha morrido cerca de 1.200 anos antes de Cristo.

Então, segundo esse Velho Testamento e as leis dadas aos israelitas por intermédio de Moisés, os animais permitidos ao consumo são:

O boi, a ovelha (o cordeiro), a cabra, o veado, o gamo e a corça (que são cervídeos), o búfalo, a cabra montês, o texugo e a camurça, além das aves consideradas limpas (leia abaixo as que são consideradas impuras).


Porquê? – Porque carregam duas características decisivas: 1) unhas fendidas, divididas em duas; 2) São animais ruminantes.

COELHO 
5. E o coelho, porque rumina, mas não tem as unhas fendidas; esse vos será imundo. (Levítico 11)

Mas... O coelho NÃO é um animal ruminante. Correto. Mas, por uma questão de contexto histórico, o texto bíblico pode, há centenas de anos, ter sido inspirado em critérios de observação que não correspondem à biologia moderna. Quem escreveu muito bem sobre esta questão do coelho foi o blogueiro Maximiliano Mendes, do “Crentinho.wordpress”. Veja aqui seu argumento para explicar porque este animal foi incluído entre os ruminantes.  De toda maneira, o coelho não tem as unhas fendidas e só isso já bastaria para ser considerado imundo. Com a lebre acontece o mesmo.

PORCO

Ele tem as unhas fendidas como as de um boi, mas não é ruminante. Nisso, a biologia moderna e a Bíblia concordam. Entretanto, há quem explique que o consumo da carne suína também era proibido ao povo de Deus pela fama que os porcos levam de se alimentarem de imundices.

AVES

As aves ganharam muitos versículos de explicações sucintas sobre suas purezas e impurezas, na Bíblia. Em suma, estão aqui exemplos de aves consideradas IMPURAS para o consumo do homem:


O urubu e a gralha também entram na lista das “abominações”. Há muitas aves próximas, mas o texto se permite citá-las nominalmente. Abutre e Urubu, por exemplo, que se alimentam de carne podre, desses jamais comerás, ó, leitor, mesmo que já tenhas tido vontades! Note que há muitas aves predadoras na lista e isto deve ser considerado, pois elas se alimentam da carne de outros animais, diferente do que faz a boa e velha galinha.
 
PEIXES E MARISCOS

Os peixes permitidos ao consumo também obedecem a critérios específicos. Devem, sobretudo, ter escamas e barbatanas, sejam de água doce ou salgada. O site “Estudos Gospel” explica que o consumo de criaturas marinhas que não possuíam barbatanas e escamas era proibido, especialmente, para que o povo fosse levado a evitar mariscos e crustáceos, pois se alimentam de impurezas sob as águas.

INSETOS

Sim, a Bíblia permite o consumo de insetos. Os que voam, não. Em suma, praticamente apenas o grilo e o gafanhoto, além da locusta (que é da mesma família do gafanhoto), podem ser consumidos pelo homem. Os outros todos são também abomináveis.
Porquê? – O inseto imundo é todo aquele que voa e que “anda sobre quatro pés”. Os grilos e gafanhotos são permitidos considerando o seguinte: têm [longas] pernas sobre seus pés, o que lhes dá a capacidade de saltar, em vez de apenas andar e/ou voar.

o grilo e o gafanhoto

OUTROS

Sobre répteis, o Antigo Testamento diz que não devem ser comidos os que se arrastam sobre a terra. Nem os lagartos, as lagartixas e as lesmas; nem mesmo outros animais como a doninha, os ratos, os ouriços-cacheiros, as toupeiras, as tartarugas. Nem morcegos.
Tudo o que anda sobre o ventre, e tudo o que anda sobre quatro pés, ou que tem muitos pés, entre todo o réptil que se arrasta sobre a terra, não comereis, porquanto são uma abominação. (Levítico 11:42)

COM GORDURA E MAL PASSADA

É curioso escrever sobre isto porque sempre haverá quem diga que tudo é uma questão de interpretação. De fato, muitas coisas o são. Aqui encontrei, no livro Levítico, 7º capítulo, que nenhuma gordura bovina ou caprina deve ser consumida, muito menos o sangue desses animais. Para muitos, gordura e sangue são determinantes no sabor do prato. Veja:

23. Fala aos filhos de Israel, dizendo: Nenhuma gordura de boi, nem de carneiro, nem de cabra comereis; 26. E nenhum sangue comereis em qualquer das vossas habitações, quer de aves quer de gado. 27. Toda a pessoa que comer algum sangue, aquela pessoa será extirpada do seu povo. (Levítico 7)

Se você tiver sido paciente e sua leitura chegou até aqui, ótimo. Essas foram apenas anotações (sem opinião) que servem de novidade aos que nunca pesquisaram a respeito na Bíblia. Outros interpretadores espalhados pela grande rede são capazes de transcorrer melhor sobre este assunto, sobre Velho e Novo testamentos. Continuo aqui, comendo uma variedade muito restrita de carnes e agradecendo a sua visita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva à vontade! Sempre se identifique. Seu comentário será publicado depois de lido pelo administrador.